terça-feira, 17 de novembro de 2015

II Feira de Tecnologias Ambientais





A II FEIRA DE TECNOLOGIAS AMBIENTAIS ocorreu entre os dias 11 e 12 de novembro, no Shopping Difusora, Caruaru - PE, abordando temas como gestão de resíduos sólidos, reciclagem, legislação e políticas ambientais e tratamento de recursos hídricos, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE).






No evento os visitantes puderam participar de oficinas e palestras, como também visitar os estandes de diversas empresas apresentando tecnologias e práticas para o desenvolvimento ambiental, bem como a exposição de ferramentas para a promoção da prevenção de acidentes, doenças ocupacionais em Saúde, Segurança e Preservação ambiental.


Oficina: Marketing no Cenário Empresarial de Sustentabilidade.
Palestrante: Sílvio de Paula (Graduação e mestrado em Administração)




O termo conhecido atualmente como Marketing Verde/Eco Marketing/Marketing Ambiental, apresenta uma relação de simbolismo. A organização ou empresa tenta passar uma imagem, uma identidade consciente proposital para os seus clientes.

O que é o Marketing?
O marketing não cria necessidades. Todos nascemos com necessidades. O marketing cria desejos.

O Marketing lida com geração, entrega e percepção de valores.

Percepção – é o processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais com finalidade de dar sentido ao seu meio ambiente.

O ser percebe sua realidade e não a realidade em si.
 
Fatores que influenciam a percepção:
  • Fatores no Perceptor ( atitudes, personalidade, motivação...)
  • Fatores na situação/momento
  • Fatores no alvo
Infelizmente, no Brasil, por muito tempo o marketing foi visto como uma maquiagem exuberante que atraía as pessoas para armadilhas, no entanto, a partir dos anos 70 o mercado melhorou suas propostas e seu trabalho de propaganda. 

A televisão consagrou-se como a “mídia das mídias”, possibilitando aos anunciantes tirar proveito do magnetismo oferecido por ela. As rádios também se modernizaram, As revistas e publicações, andavam em direção da segmentação e da especialização. Todas essas novidades exigiram das empresas uma maior organização, criou-se as “ferramentas do marketing”.

Como melhorias podemos citar algumas ferramentas utilizadas atualmente:

  • Publicidade/propagada
  • Marketing direto
  • Merchandising
  • Promoção de vendas
Na década de 1980 e, na medida em que as resistências foram sendo gradativamente superadas, ocorreu uma enorme adesão às verdades do marketing. Nesta época descobriu-se um valor da empresa muito mais importante que todos os outros valores: a imagem que as pessoas têm dela.

O Marketing verde é a estratégia de marketing voltada ao processo de venda de produtos e serviços que são baseados nos seus benefícios ao meio ambiente. É a estratégia de vinculação da marca, produto ou serviço a uma imagem ecologicamente consciente. No entanto para a empresa ser considerada “Ecologicamente correta” é necessário realizar uma análise mais profunda de todas as atividades desenvolvidas, inclusive das normas e processos internos.

O marketing trabalha com 4 P’s, são eles:

  • Planeta
  • População
  • Produtos sustentáveis (bens e serviços)
  • Planejamento estratégico para a sustentabilidade

Oficina: Gestão e Planejamento Ambiental
Palestrante: Ivan Dornelas (Engenheiro Cartográfico)




Avaliação do Impacto Ambiental - É o conjunto de procedimentos capazes de assegurar o exame sistemático dos impactos ambientais.

Impacto Ambiental – Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e/ou biológicas.

Meio Físico – Meio Biótico – Meio Socioeconômico (ou Antrópico)

Texto e imagens: Equipe Escola Ambiental

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

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