domingo, 27 de março de 2016

Páscoa no Brasil e no Mundo

 
Páscoa é uma comemoração religiosa que indica o momento da ressurreição de Jesus Cristo, que ocorreu três dias depois de ter sido crucificado. O nome no hebraico significa passagem (Pessach) e é considerada uma das principais comemorações realizadas pelos cristãos.
A data é um feriado móvel, celebrado no domingo, entre os dias 22 de março e 25 de abril. É ela que define todas as outras demais datas móveis comemorada pelos cristãos como por exemplo Paixão de Cristo, Pentecostes, Ramos e Santíssima Trindade. A data foi definida pelo decreto do Concílio de Niceia, no ano de 325 d.C., convocado pelo imperador Constantino, e para sua escolha houveram muitas controvérsias.
Desde a quaresma (40 dias antes da Páscoa), os cristãos se preparam para o período. De acordo com a tradição, como por exemplo da Igreja Católica, é realizado um jejum de carne vermelha em respeito ao sofrimento de Jesus. Não é obrigatório e pode ser feito tanto no período da quaresma, quanto na semana santa.
Em outras culturas, como a dos judeus, a data significa a saída do povo de Deus do Egito, marcando o fim da escravidão. As comidas típicas populares da véspera são semelhantes àquelas consumidas pelo povo hebreu no passado, como por exemplo o pão ázimo (matzá). Em países da Europa e Oriente Médio é comum consumir carne de cordeiro, hábito cercado por significados cristãos. Quem não segue nenhuma das tradições costuma preparar pratos com carne vermelha e doces.
Em outras denominações religiosas, os significados e as tradições, tanto dos símbolos da Páscoa, quanto da comida para o período irão variar de acordo com culturas e costumes ao redor do mundo.
Já em festas de origem pagã, como as feitas pelos gregos e egípcios, no passado, apenas era comemorado a passagem do inverno e a chegada da primavera, ou seja, um tempo de escassez se transformaria em um tempo de fartura e boas colheitas.
Saiba Mais...
Quaresma: é o período de 40 dias antes da Páscoa que tem início depois do carnaval, com a quarta-feira de cinzas e termina com o sábado de Aleluia. Nos períodos anteriores à semana santa os cristãos refletem com orações, jejuns e penitências.
Semana Santa: é na semana santa em que acontecem muitas tradições referentes ao sofrimento, morte e ressureição de Cristo. A sexta-feira que antecede a páscoa, é chamada também de Sexta-feira da Paixão ou Paixão de Cristo. Muitos cristãos fazem jejum na data e evitam o consumo de carne. Um dos principais pratos típicos é o bacalhau. Nesse período acontecem muitas encenações sobre a Paixão de Cristo. A programação da mídia, principalmente dos canais de televisão, são voltadas para a data com muitos filmes sobre Jesus.

Principais Comidas Típicas de Páscoa

Ingredientes mais utilizados:
- Ovos de Chocolate;
- Azeite;
- Peixes;
- Vinho;
- .Feijão de coco;
Umbuzada

Páscoa no Brasil e no Mundo

No Brasil, acontece o Carnaval, em que as pessoas se divertem antes do período de quaresma (e onde muito cristãos fazem jejum), para se preparar para a chegada da Páscoa.
Como o país possui um Estado laico, as manifestações religiosas são livres e cada denominação realiza esse período de forma específica. Nos meses que antecedem a data, o comércio fica agitado com a venda de ovos de chocolate como um presente. Algumas famílias e empresas realizam o ‘Amigolate’, uma troca de chocolates como se fosse ‘Amigo Oculto’. Mas, não são somente os brasileiros que tem comemorações na data, veja como são as tradições e as comidas típicas criadas em alguns países:
  • Estados Unidos - são realizados desfiles e também a caça aos ovos em jardins ou praças;
  • Índia - é realizada a festa Holi, de origem hindu, em comemoração ao deus Krishna;
  • Suécia - as crianças saem nas ruas para pedir dinheiro ou doces, principalmente chocolate, e em troca devolvem aos moradores cartões decorados;
  • Bulgária - há uma tradição de pintar ovos cozidos, abençoá-los e presentear uma pessoa. Diz a história que aquele que guarda o ovo intacto terá um ano de sorte. Além disso, na quinta-feira santa são feitos os pães pascais (kolache ou kozunak);
  • China - é realizado o Ching Ming, uma festa onde os chineses fazem oferendas para levar aos túmulos dos mortos. Espanha - ocorrem procissões e teatros sobre Cristo;
  • México - são realizadas encenações da Paixão de Cristo.

Símbolos da Páscoa

  • Peixe: o peixe é um símbolo porque após a ressurreição de Jesus, houveram algumas de suas aparições com fatos relacionados à peixes;
  • Cordeiro: o significado do cordeiro para os cristãos é que Cristo seria o cordeiro que foi morto para redimir os pecados do povo (o rebanho);
  • Ramos: a festa dos ramos acontece uma semana antes da páscoa para relembrar a chegada de Jesus em Jerusalém, onde o povo o recebeu com folhas de palmeira;
  • Cruz: a cruz além de ser um símbolo da Páscoa, tornou-se o símbolo oficial do cristianismo;
  • Pão: significa o corpo de Jesus que foi oferecido para os discípulos na ceia final;
  • Vinho: o vinho representa o sangue de Cristo que foi servido para os discípulos na última ceia e é considerado um dos símbolos da Páscoa;
  • Círio Pascal: é a grande vela que se acende na Páscoa e quer dizer que Cristo é a luz de todos;
  • Coelho da Páscoa: é um animal com grande capacidade de gerar filhotes, trazendo o significado de fertilidade e também esperança. Foram incluídos como símbolo no final do século XVII, no Brasil, uma tradição alemã. Com o tempo o coelho de chocolate começou a fazer parte das vendas de lojas especializadas, supermercados e padarias;
  • Ovo de Páscoa: a tradição do ovo é antiga e teria surgido com os povos do Mediterrâneo, Oriente e Leste Europeu. O ovo significa nascimento e em outros locais a alegria de uma nova vida (ressurreição).

Pratos Típicos da Semana Santa

Chocolate

Os ovos de páscoa, assim como os chocolates de várias marcas, são usados para presentear amigos e familiares no domingo de páscoa. O ovo, indica riqueza e fartura e nesse período, de acordo com as crenças, a vida está sendo renovada. No século XVIII, os franceses tinham o costume de retirar a parte interna dos ovos de galinha e enchê-los com chocolate. O coelho da páscoa também se tornou um símbolo da data que indica prosperidade.

Bacalhau

O Bacalhau é um peixe rico em ômega-3, cálcio, magnésio, contribuindo para a manutenção do sistema imunológico, bem como a diminuição da quantidade de colesterol e triglicerides no sangue, prevenindo doenças cardíacas, por exemplo.
Por causa da tradição que surgiu na Idade Média, as receitas com bacalhau tornaram-se tradicionais e os cristãos costumam excluir as carnes do cardápio, sendo permitido apenas o consumo de peixe. Apesar dessa data, o peixe foi considerado um prato saudável e por isso passou a ser consumido em qualquer época do ano. O Bacalhau pode ser feito de diversas formas, os mais populares são: Bacalhau à Gomes de Sá, Bacalhau à Zé do Pipo, Bacalhau à Bras, Bacalhau com Leite de Coco e Bacalhoada Portuguesa.

Fonte:http://comidas-tipicas.info/pascoa.html
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...