quinta-feira, 29 de maio de 2014

ESCOLA AMBIENTAL AGORA É PONTO DE COLETA EM LAJEDO (GARRAFAS PET, PILHAS E BATERIAS DE CELULAR)


Reciclar significa transformar objetos e materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.

O processo de reciclagem, além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, pois o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar.

Cada vez mais as cidades têm encontrado dificuldades em conseguir locais para instalar depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta.


A ESCOLA AMBIENTAL em mais uma de suas ações de proteção ao meio ambiente irá recolher GARRAFAS PET, PILHAS E BATERIAS e dá o devido destino a esses materiais.

RECICLAGEM DE PET


A introdução da embalagem de PET (polietileno tereftalato) no Brasil ocorreu em 1988, além de trazer as indiscutíveis vantagens ao consumidor, trouxe também o desafio de sua reciclagem.

O polímero de PET é um poliéster, um dos plásticos mais reciclados em todo o mundo devido a sua extensa gama de aplicações: fibras têxteis, tapetes, carpetes, não-tecidos, embalagens, filmes, fitas, cordas, compostos, etc.

A embalagem de PET quando reciclada tem inúmeras vantagens sobre outras embalagens do ponto vista da energia consumida, consumo de água, impacto ambiental, benefícios sociais, entre outros.

A embalagem PET é 100% reciclável.

A reciclagem do PET tem muitos benefícios, como:

·     Redução do volume de lixo coletado, que é removido para aterros sanitários, proporcionando melhorias sensíveis no processo de decomposição da matéria orgânica (o plástico impermeabiliza as camadas em decomposição, prejudicando a circulação de gases e líquidos);
·      Economia de energia elétrica e petróleo, pois a maioria dos plásticos é derivada do petróleo, e um quilo de plástico equivale a um litro de petróleo em energia;
·      Geração de empregos (catadores, sucateiros, operários, etc.)
·    Menor preço para o consumidor dos artefatos produzidos com plástico reciclado aproximadamente 30% mais baratos do que os mesmos produtos fabricados com matéria-prima virgem.

PRODUTOS RECICLADOS


 


16% mais leve que o anterior, o uniforme da Seleção Brasileira tem peças de poliéster reciclado de 18 garrafas plásticas, a camisa completa 4% da composição com de algodão orgânico. O short é feito 100% do material. A camiseta utilizada por baixo do uniforme também é feita com 96% de poliéster reciclado, uma média de 5 garrafas PET por peça. As meias usam 78%.


RECICLAGEM DE PILHAS E BATERIAS


Baterias e pilhas têm elementos químicos pesados, como níquel, cádmio, chumbo, zinco e mercúrio, quando descartadas em lixões ou aterros sanitários, liberam componentes tóxicos que contaminam o solo, os cursos d'água e os lençóis freáticos, afetando a flora e a fauna das regiões circunvizinhas e o homem, pela cadeia alimentar. E o pior: o ser humano não metaboliza essas substâncias, o que pode causar graves danos ao sistema nervoso e até câncer e também pode afetar o fígado, os rins e os pulmões, pois eles são bioacumulativos. o cádmio é cancerígeno, o chumbo pode provocar anemia, debilidade e paralisia parcial, e o mercúrio pode também ocasionar mutações genéticas. Por isso descartar conscientemente esses materiais é importante para o ambiente.

Por outro lado, pilhas e baterias recicladas viram pigmentos que dão cor a fogos de artifício, pisos cerâmicos, vidros e tintas.

Como já foi dito para alguns tipos de pilhas e baterias, é imprescindível um descarte coreto. É o caso principalmente das que tem uma advertência no corpo do produto com um em uma lata de lixo. De qualquer modo, a iniciativa de jogar em lixo com destinação certa pode amenizar o problema que já apontamos, mesmo que não haja nenhuma indicação específica.

Algumas empresas como supermercados, bancos ou redes de farmácia têm seus cestos para descarte de pilhas e baterias. Essas iniciativas são muito interessantes já que, por causa do pequeno volume, esse processo acaba sendo pago pela própria empresa, dentro dos seus programas de responsabilidade social, prontificando-se a recolher os produtos.

http://super.abril.com.br/ciencia/como-feita-reciclagem-pilhas-baterias-667505.shtml


Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...