domingo, 18 de maio de 2014

Aula Temática: Educação Ambiental, Aterro Sanitário, Artes Visuais, História e Cidadania - Escola Profª Irene Leão







A ESCOLA AMBIENTAL recebeu na última quinta-feira os estudantes do 5 º ano da Escola Professora Irene Leão (Bom Jesus). 
Um dia de bastante aprendizagem com alunos críticos, que realmente se preocupam com o problemática do lixo em Lajedo e as consequências que a deposição inadequada causa ao meio ambiente.

Durante a visita tivemos a palestra sobre ESTRUTUTURA E FUNCIONAMENTO DO ATERRO SANITÁRIO DE LAJEDO, uma explanação sobre a EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE LAJEDO, comemorada no dia 19 de maio e a VISITA MONITORADA AO ATERRO SANITÁRIO. 
Na volta pedimos aos alunos que fizessem cartazes para homenagear os 65 anos da cidade e o tema foi: MINHA CIDADE NO FUTURO. Neste cartazes os alunos puderam expressar todo o seu conhecimento e imaginação em produções artísticas lindas e educativas.






Edilma Valença Bizarria, Geógrafa e Pós-graduanda em Gestão Ambiental
A ação de conscientização das crianças é uma das formas de levar a Educação Ambiental à comunidade, pois um dos elementos fundamentais no processo, já que os mesmos terão conhecimento das medidas a serem tomadas para que ocorra a preservação dos recursos naturais, que estão ficando extintos na sociedade atual, que consomem desenfreadamente sem a menor consciência ecológica dos problemas ambientais que estão causando a população atual e futuras gerações. Porém é fundamental que haja empenho para aplicação de pequenas ações, pois apenas desta forma atingiremos resultados satisfatórios, pois o conjunto das mesmas significa o poder transformador de hábitos e conceitos devastadores dos patrimônios naturais. Desenvolvendo nessas crianças e consequentemente na comunidade hábitos e atitudes sadias de conservação ambiental e respeito à natureza, transformando-os em cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do país. 
A natureza já não tem mais pontos de referência na sociedade atual. As pessoas são arrastadas pelas novas tecnologias e cenários urbanos, e existe pouco da relação natural que havia com a cultura da terra. Para que a situação não piore, é preciso agir, proteger o ambiente. 
Certamente, a aprendizagem será mais eficaz se a atividade envolver as situações da vida real, do meio em que vivem os alunos, sempre com o objetivo de demonstrar que, se bem aproveitados e preservados, os recursos do meio ambiente só trazem benefícios para todos. 

Fotos dos cartazes para homenagear os 65 anos da cidade e com o tema:  MINHA CIDADE NO FUTURO.







 Texto e Imagens: Julieta Beserra e Edilma Bizarria

Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho,é muito importante esse assunto,e como se faz necessário a visita aquele aterro sanitário
    para que todos tenha conciência de que podemos colaborar para a limpeza da nossa cidade e etc.E na escola é que podemos iniciar esse processo.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...