terça-feira, 27 de maio de 2014

Escola Cinderela em Aula Prática na Escola Ambiental

Recebemos na última quinta-feira os estudantes do 6º da Escola Cinderela para uma aula prática abordando como temática o Lixo e a Estrutura e Funcionamento do Aterro Sanitário. É evidente a importância de sensibilizar a sociedade para agirem de modo responsável e com consciência, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro.

Leandro Rocha
Biólogo licenciado
Pós-graduando em Gestão Ambiental pela UPE. 
Professor de Biologia e Ciências Naturais
da redes particular e município de Lajedo - PE

A relação do homem com a natureza à sua volta está diretamente ligada à qualidade de vida que temos e a escola como agente formador, tem a função de ser exemplo de ações vinculadas com a Educação Ambiental. Nesta perspectiva, a instituição é gestora de seu ambiente, cabendo à mesma desenvolver atitudes que promovam a mudança de postura dos estudantes. Segundo Vasconcellos (1997), a presença, em todas as práticas educativas, da reflexão sobre as relações dos seres entre si, do ser humano com ele mesmo e do ser humano com seus semelhantes, é condição imprescindível para que a Educação Ambiental ocorra. Dentro desse contexto, sobressaem-se as escolas, como espaços privilegiados na implementação de atividades que propiciem essa reflexão, pois isso necessita de atividades de sala de aula e atividades de campo, com ações orientadas em projetos e em processos de participação que levem à autoconfiança, a atitudes positivas e ao comprometimento pessoal com a proteção ambiental implementados de modo interdisciplinar (DIAS, 1992).
A conservação do meio ambiente e, consequentemente, da qualidade de vida tem sido uma preocupação da sociedade há muitos anos. Intensifica-se, com isto, a demanda por atividades que estimulem o desenvolvimento de uma consciência ambiental, não só ecológica, do ponto de vista da natureza, mas também visando às questões social, cultural e econômica relacionada à existência do homem. Sendo assim, devemos partir do princípio de que a educação ambiental é uma proposta que deve alterar consideravelmente o modelo tradicional de educação, não sendo necessariamente uma prática pedagógica voltada para a transmissão de conhecimentos sobre ecologia no sentido reduzido da palavra. Seu propósito fundamental é mostrar as correlações econômicas, políticas, sociais, culturais e ecológicas do mundo, contribuindo, portanto, para o desenvolvimento de um espírito de responsabilidade e solidariedade entre os indivíduos e as sociedades.
A conscientização ambiental se dá através da busca de tecnologias alternativas, que busquem diminuir os problemas ambientais causados pelo avanço da tecnologia. Pensando no desenvolvimento desta consciência e de um planeta sustentável, pode-se problematizar sobre o papel da educação ambiental como instrumento crítico de reflexão do modelo de desenvolvimento e o impacto que estas escolhas individuais têm dentro da sociedade. Desta forma, ela possui um enfoque transformador, pois defende a busca por outra forma de relação do ser humano com o meio ambiente. Muitos ainda a confundem com transmissão de conhecimentos ecológicos, trazendo para a educação ambiental um enfoque puramente disciplinar e restrito.







REFERÊNCIAS

DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Gaia, 1992.


VASCONCELLOS, H. S. R. A pesquisa-ação em projetos de Educação Ambiental. In: PEDRINI, A. G. (org). Educação Ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis, Vozes, 1997.


Texto e imagens: Leandro Rocha e Julieta Beserra

Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE

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