Recebemos na última quinta-feira os estudantes do 6º da Escola Cinderela para uma aula prática abordando como temática o Lixo e a Estrutura e Funcionamento do Aterro Sanitário. É evidente a importância de
sensibilizar a sociedade para agirem de modo responsável e com consciência,
conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro.
Leandro Rocha
Biólogo licenciado
Pós-graduando em Gestão Ambiental pela UPE.
Professor de Biologia e Ciências Naturais
da redes particular e município de Lajedo - PE |
A relação do homem
com a natureza à sua volta está diretamente ligada à qualidade de vida que
temos e a escola como agente formador, tem a função de ser exemplo de ações
vinculadas com a Educação Ambiental. Nesta perspectiva, a instituição é gestora
de seu ambiente, cabendo à mesma desenvolver atitudes que promovam a mudança de
postura dos estudantes. Segundo Vasconcellos (1997), a presença, em todas as práticas educativas, da reflexão sobre as
relações dos seres entre si, do ser humano com ele mesmo e do ser humano com
seus semelhantes, é condição imprescindível para que a Educação Ambiental
ocorra. Dentro desse contexto, sobressaem-se as escolas, como espaços
privilegiados na implementação de atividades que propiciem essa reflexão, pois
isso necessita de atividades de sala de aula e atividades de campo, com ações
orientadas em projetos e em processos de participação que levem à
autoconfiança, a atitudes positivas e ao comprometimento pessoal com a proteção
ambiental implementados de modo interdisciplinar (DIAS, 1992).
A conservação do
meio ambiente e, consequentemente, da qualidade de vida tem sido uma
preocupação da sociedade há muitos anos. Intensifica-se, com isto, a demanda
por atividades que estimulem o desenvolvimento de uma consciência ambiental,
não só ecológica, do ponto de vista da natureza, mas também visando às questões
social, cultural e econômica relacionada à existência do homem. Sendo assim,
devemos partir do princípio de que a educação ambiental é uma proposta que deve
alterar consideravelmente o modelo tradicional de educação, não sendo
necessariamente uma prática pedagógica voltada para a transmissão de
conhecimentos sobre ecologia no sentido reduzido da palavra. Seu propósito
fundamental é mostrar as correlações econômicas, políticas, sociais, culturais
e ecológicas do mundo, contribuindo, portanto, para o desenvolvimento de um
espírito de responsabilidade e solidariedade entre os indivíduos e as
sociedades.
A conscientização
ambiental se dá através da busca de tecnologias alternativas, que busquem
diminuir os problemas ambientais causados pelo avanço da tecnologia. Pensando
no desenvolvimento desta consciência e de um planeta sustentável, pode-se problematizar
sobre o papel da educação ambiental como instrumento crítico de reflexão do
modelo de desenvolvimento e o impacto que estas escolhas individuais têm dentro
da sociedade. Desta forma, ela possui um enfoque transformador,
pois defende a busca por outra forma de relação do ser humano com o meio
ambiente. Muitos ainda a confundem com transmissão de conhecimentos ecológicos,
trazendo para a educação ambiental um enfoque puramente disciplinar e restrito.
REFERÊNCIAS
VASCONCELLOS, H. S. R. A pesquisa-ação em projetos de Educação Ambiental. In: PEDRINI, A. G. (org). Educação Ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis, Vozes, 1997.
Texto e imagens: Leandro Rocha e Julieta Beserra
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE
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