sábado, 31 de maio de 2014

ORADORA HOMENAGEIA O POVO LAJEDENSE


 Após 24 ANOS  a querida e competente professora Paixão Félix Vieira é novamente escolhida por unanimidade pelo poder público para ser oradora e homenageada no dia 19 de maio "Aniversário de Emancipação Política de Lajedo".



 19 de maio de 1990.



 Seu discurso emocionante é pautado ao mérito dos ilustres filhos lajedenses que edificaram nossa cidade. Com simplicidade e altivez sua homenagem foi direcionada ao povo probo de olhar sobranceiro de almas simples e fibras de heróis, parafraseando (Antonio de Oliveira - Hino de Lajedo).






LEIA NA INTEGRA 

Excelentíssimo Sr. Dr. Rossine Blesmany Cordeiro - Digníssimo Prefeito deste Município;
Senhora Marconeide Cordeiro - Digníssima Primeira Dama;
Excelentíssimo Sr. José Ramos Vilela - Digníssimo vice-prefeito
Ilmª Srª Vânia Cosme: Presidente da Câmara Municipal de Lajedo e demais vereadores.
Demais autoridades presentes, minhas senhoras e meus senhores 

            De início, sejam as minhas palavras uma expressão sincera de agradecimento por ter merecido do Poder Executivo, para proferir o que significa esta data e este acontecimento a todos nós. Falar ao meu povo, gente e autoridades, a respeito deste nosso Município, terra e céu é realmente algo que nos leva a sentir o privilégio que ora desfrutamos. Ante isto e por isto, meu franco e sincero agradecimento.
            24 de dezembro de 1948. 19 de Maio de 2014. 65 anos são decorridos.
            Reunimo-nos mais uma vez para comemorar festivamente mais um aniversário de Emancipação Política de nossa estimada terra e de nosso querido povo, politicamente falando, é justo e lógico que assim o façamos. Lajedo dentro de sua história permaneces, estais presente, marcas presença, estais junto. És luz. És calor e vida para os teus filhos e os que aqui chegam. Os amigos lajedenses, pode-se contar com eles. Eles são uma presença. São aragem nos momentos de tensão. São luz nos momentos de escuridão. São pão nos momentos de fraqueza e são segurança nos momentos de desânimo.
            Ajuda-nos Senhor a prosseguir na jornada de uma Lajedo melhor.  Que sejamos autênticos  e unidos para realizações múltiplas e contínuas em prol de uma Lajedo, bem feliz e consequentemente um mundo melhor, onde todos possam sentir-se comprometidos, desempenhando um trabalho de qualidade, articulado com a cultura de nosso povo, procurando oferecer  melhores condições  para formação de cidadão capaz de construir  com consciência e responsabilidade a sociedade  a  qual  está inserido, redirecionando para as classes desprovidas,  desenvolvendo uma educação que  atenda às suas necessidades. Ajuda-nos realmente a conseguirmos incutir e cultivar os ideais do trabalho, amor e fraternidade, para que possamos apesar dos obstáculos, encontrar pessoas com disposições e riquezas interiores, capazes de nos incentivar nas realizações dos nossos ideais.
            É tempo de soltar a voz; de se entregar a uma experiência profunda; de enfrentar como um artesão a dureza da vida, a capacidade do cotidiano de refazer o processo educacional vinculando o saber do povo ao saber sistematizado, voltado para as classes paupérrimas, oferecendo condições para que o lajedenses sintam-se capazes de construir a sociedade e de intervir na mesma.
            É tempo de denunciar o autoritarismo e de anunciar um novo projeto político capaz de submeter a lógica capitalista de democratizar as relações de trabalho e de produção, de reinventar coletivamente as práticas sociais institucionais.
          É tempo de construir o novo no velho, de resgatar dentro das circunstâncias, a condução do processo histórico da construção do saber, de relembrar e reescrever, a história, as memórias do nosso povo, do nosso trabalho.
            Vamos converter em ações as palavras, pois, nesta hora o coração me anima com certos movimentos extraordinários que refletem a melhor das previsões. Previsões estas as quais espero encontrar receptividade na consciência de todos lajedenses.
            A ocasião é solene, sim, mas justamente por isso, ela abre caminho a alguma coisa menos vulgar do que uma felicitação.
            Sei que os governantes visam somar seus esforços aos demais auxiliares, colocando à disposição dos necessitados os subsídios indispensáveis para viverem decentemente. Que a distância de governantes e governados não seja tão extensa, e que em conseqüência de tal separação, o povo faça adesão ao crime e a corrupção.
     Lajedo é passado, é presente e é futuro, porém sua história de glórias, derrotas, pioneirismo e gestos de independência, não podem apenas servir de garantia no tempo que virá.
          Todos sabem que os Prefeitos que assumiram os destinos deste Município, foram e são homens trabalhadores.  Pouco ou muito, cada um deixou parcelas de serviços prestados a nossa querida Lajedo.
           O desenvolvimento de uma terra e de um povo, digamos com segurança é uma espécie de marcha forçada, sempre para frente, e é assim que vemos Lajedo sempre crescendo pelo esforço, dedicação e, acima de tudo, amor, amor a terra para os que aqui nasceram e hospedeira carinhosa para aqueles que aqui plantaram a sua tenda de trabalho e a transformaram em berço para os seus filhos.
            Por tudo isso, a nossa festa toma ao nosso ver, uma característica diferente sem que se concebam aquelas já referidas, seja a de rendermos agora o nosso culto cívico aos nossos vultos, aqueles que lutaram e até sofreram, sem cessar, até que nos legaram essa linda e querida Lajedo de hoje.
            Penso não bastarem estas ligeiras referências ao passado, julgo dever convidar os lajedenses agora, para vermos o presente na orientada e produtora administração atual. Não façamos isto sem nos lembrarmos daquelas outras administrações que tanto fizeram pelo nosso Município. Forçoso é reconhecê-lo, mas nosso agradecimento é algo superior que nos impõe.
            Deus nos presenteou, pois sendo altinenses, dando-nos o destino de vir para Lajedo, no final da década de 50. Chegamos designados pela Fazenda Estadual, pois meu pai foi transferido de Cupira para servir, como Guarda Fiscal aqui, e onde ficaremos até nossos últimos dias de vida, se assim Deus nos permitir.
            Aqui residente, vimos uma cidade vibrante, onde o povo se envolvia muito com Política; Educação; Cultura; Esportes; Comércio; Agricultura; Profissionais; Religião e outras atividades marcantes, vindo assim a contribuir com o crescimento de nosso Município.

            O Prefeito naquela época era o Sr. José Firmino Burgos. O delegado era Sargento. O Juiz Dr. José Agripino.  O Pároco Pe. Antônio Barbosa, o Tabelião José Ferreira dos Prazeres, Exator Federal Arlindo Ferreira da Silva. Os fiscais municipais: João Guarda e Antônio Galdino (Agentes arrecadadores); o Fiscal Estadual: Antônio Leão. O Fiscal Geral do Município: Abdon Nonato de Oliveira.  O Fiscal Florestal: Francisco Justino de Medeiros, o popular Chico Sebo; O Coletor Estadual: Seu Wilson Sampaio, Mestre de Obras:  João Antônio de Medeiros (João Bilela). Fiscal de Trânsito: Simeão Lima. Policiais Militares – Sargento Miguel e Sargento Eury.   Agente dos Correios e Telégrafos: Dona Silú. Oficial do Cartório Civil:  Adalberto Vieira.

            Na Educação, como professores, podemos destacar os nomes de Vicentina Siqueira, Dona Deda, Socorro Santos, Marlene Cosme, Telma Feijó, Hosana Lucas, Flaudizia, Marleide de Chicó, Socorro Ferreira, Gilvanize Holanda no ensino público, Seu Tó e Dona Nega, Raquel e Benigna no ensino particular.
            Também destacamos como educadores gestores as figuras de Dona Zélia Moura, Dr. José Alberto Salgado, Irene de Brito Lacerda, Décio Amaral, Irene Leão e Armando Augusto.
            
              Na Cultura tivemos vários destaques:

- Poetas e escritores: Antônio de Oliveira, José Paulo Barbosa e Antônio Vilaça  
-Colecionadores: Valdir Cordeiro e Adolfina Pacheco
-Cantores: Selma, Algodão e Dona Neide;
-Conjuntos Musicais: Os Bárbaros da Bossa, Flor da Terra e Banda de Negro Sanfoneiro
-Carro de Propaganda Móvel; Lula Vilaça
- Cine São Luiz – Manoel Vilaça
-Circo de Hilda- O Barcelona
-Seresteiros: Washington Medeiros, Carlos Barros, Abiatar Guaraná, Tungueira, Glauber Leite
-Teatros: Teatro Amadorista de Lajedo – entre outras peças como “Doença no Vazio”, “Ressurreição de Lázaro”; “O Auto da Compadecida”, com destaques Antonio de Oliveira, Gilson Peixoto, Valdeci Dornelas. O Teatro Estudantil de Lajedo, sob a Direção de Souzinha encenou várias peças, dentre elas “A Paixão de Cristo” e o Teatro Pau de Arara sob a direção de Enilda Cordeiro encenou “Se essa rua fosse minha”.
-Locutores: Adalberto Pereira Costa, Severino Pereira Costa (Nido) e Bento Pereira Costa,
-Vaquejadas de Chico Duda, Manoel Marcolino e Abraão Veloso.
- Pessoas Folclóricas: Mané Pinico, Contente, Maria Cafofa e Zé Mochila.
-Clubes – Diversional de Lajedo, doado por Simpliciano Cardoso, divertiu o povo, com Carnavais Matinês, Bingos dançantes e Bailes com Orquestras Mexicanas, Como Alma Latina, Los Românticos, Del Caribe e Los Panches.
Comercial Sport Clube – serviu seus associados com Bailes Carnavalescos e Juninos, com Orquestras famosa como Feveres, Renato e Seus Blue Caps, e Shows inesquecíveis com cantores consagrados mundialmente como Nelson Gonçalves e Altemar Dutra, além do Show da Cidade, que envolvia toda população, com a disputa dos Bairros e Educandários.
-Centro Esportivo Lajedense: associação desportiva que representou muito bem Lajedo em vários recantos de Pernambuco e estados vizinhos.  Sua torcida enchia o Estádio nos jogos locais e nas cidades vizinhas. Seus jogadores eram comprometidos com o amadorismo e procuravam dar o suor. e até mesmo, o sangue por uma vitória. O Centro sempre foi respeitado onde atuava.

                        Entre os desportistas destacam-se:

-Azarias Alves, Obdionato Cupertino, José Aurélio, Adalberto Alexandre, Nelson Olímpio
 Dr. José Alberto, Carlito, João Virgulino e Bil (árbitro)
            Casa de jogos e diversões:
-Banca "A Favorita" de José Vital, Banca de seu Augusto e sinucas de Mariano e José Pereira
           
No comércio e serviços vimos:

-Farmácias de Adenor Torres, Ismael Rocha e Juracy Cassiano.
-Padarias de João Saturno, Severino Lacerda e José Fausto.
-Lojas de tecidos de Clementino Lima, Elísio Ferreira e Chico Doido.
-Miudezas: Zé Piaba, Luiz Sátiro, Zé Sátiro e Zezinho Alfredo.
-Bares de Chico Viana, Vaca Veia, Waldemar Tenório e Seu Carlos.
-Restaurantes de Dona Luiza, Dona Zefinha e Dona Joaninha Saraiva e Waldomiro.
-Cozinheira de festas e casamentos: Tereza de Cassimiro.
-Postos de Combustíveis: Seu Bebé, João Rodrigues e João Jordão.
-Comerciantes de Estivas: José Alexandrino, José Cabeleira, Jerônimo, Zé Nicolau.
-Material de Construção – Chico Brás e José Izídio.
-Armazéns de Estivas de Luiz Falcão, Pedro Felipe e Manoel Tavares.
-Missangueiros:  Seu Pedro; Manoel das cordas e Manoel Izídio.
-Enchimentos de bebidas de Chico Rosa, José Joaquim, José Jordão e Julio Felipe.
-Bodegas de Manoel Martins, Abílio Ribeiro, João Inácio, Seu Benones, Renato Lopes e Seu Chico Vicente.
-Machantes: Antônio Viana, Manoelzinho, João Duda e Antonio Chulé.

Profissionais:

-Bancários: Valdir Cordeiro, Antônio Cassimiro e Almir Melo.
-Pedreiros: José Rafael, Manoel Leite, Zé Menino e Seu Zacarias
-Marceneiros:  Seu Chicó, Joaquim Laurindo, Joaquim Timóteo e José Abílio
-Sapateiros: Antônio Praieiro, Antônio de Firme, Bastinho, Manoel Praieiro, Euclides Paulo e Joel Sapateiro.
-Costureiras: Lourdes Caju, Maria de Zé Menino e Alcina Jordão
-Bordadeiras: Dona Alcina, Jandira, Nidinha e Maria Umbelina
-Bolos de festas: Dequinha e Dona Josefa Pinto
-Alfaiates: José Cordeiro, José Bento, Zorobabel e Antônio Alfaiate
-Barbeiros: Manoel Sabiá, Antonio Barbeiro, Seu Josué e João Sinhô.
-Oficinas: Manoel Vilaça, Antônio Adamastor, Seu Cornélio, Zé Deca, João Vieira e de Zezé Fernandes.
-Fotografo: Deda da foto
-Ferreiro – Hermenegildo Brás (Seu Minel)
-Ferro velho de Olímpio da geladeira
-Serrarias: Seu Jonas, Seu Zuzu, seu Zacarias e seu Sé.
-Bicicletaria de aluguel: Veinho, Claumir e Otacílio Teotônio
-Carros de Aluguel - Joaquim Vilaça, Basto Bigodão e Seu Lelé com o Caminhão
-Agricultores – Ageu Vieira, Jacinto Lucas, Julio Paulo e Manoel Dornelas
-Casas de Farinha: Chico Ramos, Antônio Jurema e Arlindo Viana.
-Pecuaristas: José Cosme, Arlindo Cosme, Clóvis Lucas e Manoel Rosendo
-Ourives: José Carlos e José do Ouro.

                        SAÚDE: Dr. Antônio Dourado, Dr.Francisco e Dr. Justino, Dona Luizinha, Dona Iracema, Dona Natalícia, Dona Juvina e Antônia Amaral.

                        RELIGIÃO
Católica – Com os catequistas Dona Lola, Seu Lulu, Luiz do Padre e Terezinha Martins
Presbiteriana; Família França.
- Principais Festas Religiosas: Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Festa de Santo Antonio, Festa de São Sebastião, Festa da Imaculada Conceição no Salobro, Festa de São José em Olho D’água dos Pombos Festa de Santa Luzia em Santa Luzia.

Portanto vivo muito feliz em Lajedo, alcancei todos sonhos, Passei minha infância estudei, me formei e conheci um puro lajedense Edvaldo, num baile do Diversional iniciamos o namoro que durou muito tempo. Casamos na Igreja de Imaculada celebrante Pe. Emerson com recepção no Comercial. Tivemos dois filhos:  Maria da Paixão e Edvaldo. Que Deus nos dê paz e Nos abençoe.
            Entre nossos irmãos, neste momento, lembro-me de Marcos, uma pessoa humilde, alegre. Atuou como mecânico de Bicicletas, Garçom do Comercial, Professor, ativista político, se envolvia a todo momento em política e futebol. Torcia pelo Náutico. Porém Deus o levou muito cedo.
Mas, acredito que hoje esteja muito Feliz, vendo lá de cima sua filha primogênita Marconeide, alcançar o porte de Primeira Dama do Município de Lajedo.
            Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar o nosso Prefeito Rossine Blesmany e seu secretariado, pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo no Município, apesar das dificuldades encontradas, pois sabemos que o início de uma gestão de mudanças é muito complicado, principalmente quando se pretende mudar para melhor.

            Convido a todos os Lajedenses que digam em uma só voz:

 - Deus, Tu que és bom; Tu que és perfeito,
 - Já que nos destes este nosso Município, proteja-o e cuida dele, inspirando atitudes de Honestidade e Justiça, há aqueles que atualmente o dirigem e que posterior nos venham mandados de Ti.
 - Assim seja!
             

Parabéns Lajedo!
 Parabéns filhos desta terra.




MARIA ANDRADE FÉLIX VIEIRA  ( PROFESSORA PAIXÃO )
ORADORA OFICIAL DO DIA 19 DE MAIO DE 2014



Texto de Introdução: Equipe Escola Ambiental
Imagens atuais: Jacilda - "VIDEO FOTO PJ"
Imagens Antigas do arquivo pessoal: Família Félix Vieira
Discurso: Profª Paixão


Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...