terça-feira, 14 de outubro de 2014

PASSEIO CICLÍSTICO DA ESCOLA AMBIENTAL

bicicleta é considerada o meio de transporte mais utilizado no mundo. Como durante a sua locomoção não são emitidos gases poluentes, a bicicleta é considerada assim um veículo zero emissões.


Além de ser uma forma de lazer, andar de bicicleta é uma maneira de locomoção que proporciona benefícios ao bem-estar e ao meio ambiente.


Andar de bicicleta fortalece o corpo e a alma. As pessoas que andam de bicicleta regularmente são mais resistentes a patologia do foro emocional, como as depressões. Pedalar é um dos melhores antidepressivos para este estado emocional.


Veja alguns benefícios deste desporto:

  • Não polui o ar que nossas crianças respiram 


Em São Paulo, a poluição mata indiretamente vinte pessoas por dia, agravando e acelerando problemas como infarto, acidente vascular cerebral, pneumonia, asma e câncer de pulmão. E 90% das emissões de poluentes em São Paulo é causada pelos veículos automotores. 

  • Mudança no humor 


Além da diminuição do stress relacionado ao trânsito, as endorfinas (é um hormônio ligado à felicidade e à sensação de prazer) liberadas pelo exercício contribuem para um relaxamento muscular e mental que faz os praticantes de atividades físicas regular ver a vida com outros olhos. O humor melhora tanto no trabalho quanto em casa.

  •  Produtividade no trabalho 


A produtividade no trabalho aumenta, em decorrência do melhor humor e da diminuição do stress. A cabeça tranquila permite um melhor julgamento em situações críticas. E um relacionamento melhor com os colegas proporciona um ambiente de trabalho mais agradável para todos.





  • Saúde e vida mais longa


A atividade física regular previne doenças cardíacas e AVCshipertensão, ajuda a controlar o diabetes, aumenta a resistência respiratória, reduz a obesidade, ativa a musculatura de todo o corpo, diminui a ocorrência de doenças crônicas, faz bem para a saúde do idoso e aumenta o tempo de vida. Adotar a bicicleta em seus deslocamentos é uma maneira simples (e barata) de encaixar essa atividade física no seu dia a dia.

  • Os resultados físicos são visíveis 

Há aumento de massa muscular, queima de calorias e melhoria da capacidade respiratória. É uma academia ao ar livre, mais prazerosa e sem a sensação que muitas pessoas têm em relação a atividades físicas, quando elas são realizadas apenas com o objetivo de perder peso ou melhorar a aparência.

  • Coração mais forte

Pedalar reduz o mau colesterol e o risco de enfarte em cerca de 50%. 

  • Melhora as suas costas

O ciclismo estimula os pequenos músculos das vértebras dorsais, fazendo com que se estiquem e comprimam constantemente.

  • Um regalo para os joelhos

Com a bicicleta os seus joelhos ficam protegidos, já que mais de 70% do corpo gravita sobre o selim. Além disso, é ótimo para as coxas e os glúteos, pois endurecem.

Texto e imagens: Equipe Escola Ambiental
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...