sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Palestra na SEMANA DO BIÓLOGO na UPE





A equipe da Escola Ambiental participou da XII Semana do Biólogo da Universidade de Pernambuco -UPE, apresentando a palestra "Educação Ambiental: aspectos históricos e contemporâneos"

A XII Semana do Biólogo 2014 ofereceu uma programação bastante diversificada com palestras, minicursos, oficinas, videoconferências, entre outros, ministrados por professores da UPE, alunos e convidados.

 Durante a palestra foram apresentadas algumas catástrofes que culminaram com o surgimento de uma preocupação com o futuro da sociedade e do meio ambiente como:

1 – Doença de Minamata

Em 1954 em Minamata, uma ilha localizada no sudoeste do Japão os moradores começaram a observar um comportamento estranho nos animais, principalmente os gatos que começavam a ter convulsões e saltar no mar, inicialmente foi chamada de “Doença da Dança do Gato”. Em 1956 a doença se manifestou no primeiro humano, sendo conhecida como “Doença de Minamata”, causando convulsões, perda e descontrole das funções motoras. Dois anos após estudos concluiu que a doença estava relacionada ao envenenamento das águas com mercúrio e outros metais pesados, infectando peixes e mariscos que eram a principal fonte de alimentação da população local.

2 – Bhopal

No dia 2 de dezembro de 1984, um acidente em uma fabrica de pesticidas em Bophal, na Índia, lançou 45 toneladas de metil isocianato na atmosfera. Em poucas horas, milhares de pessoas morreram, nos meses seguintes mais pessoas morreram devido a complicações geradas pela contaminação. São contabilizadas aproximadamente 15.000 mortes, mas, no total, cerca de 500.000 pessoas foram afetada (por cegueira, falência dos órgãos, má formação em fetos e defeitos congênitos), a população sofre até hoje com os efeitos.

3 – Chernobyl

Em 26 de abril de 1986, em Chernobyl, na Ucrânia, ocorreu o que é considerado o pior desastre nuclear da história. Um dos reatores da usina nuclear instalada no local explodiu enviando enormes quantidades de radiação para atmosfera, se espalhando por toda Rússia e parte da Europa. O número de pessoas afetadas pelo acidente é incalculável. O caso mais comum relatado são incidências de câncer de tiroide em crianças. Atualmente uma área de quase 20 quilômetros perto da planta permanece desativada. O reator que explodiu permanece selado em uma espécie de sarcófago de concreto, embora estudos apontem sua deterioração gradual, o que pode acarretar em novos impactos no futuro.

4– O Exxon Valdez

No dia 24 de março de 1989 o navio petroleiro Exxon Valdez encalhou nas águas do Alasca, despejando 10,8 milhões de galões de óleo nas águas, que rapidamente se espalhou por cerca de 500 quilômetros, matando milhares de animais. Cerca de 11.000 pessoas e 1.000 embarcações se mobilizaram para conter e reverter o impacto.

Foram apresentadas algumas conferências e reuniões que ficaram conhecidas pela defesa do meio ambiente, como:


  • A Conferência de Educação da Universidade de Keele, da Inglaterra, em março de 1965, que colocou pela primeira vez a expressão Educação Ambiental;
  • A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, ou Conferência de Estocolmo, na Suécia, que ocorreu entre 5 e 16 de junho 1972.
  • A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também chamada de Rio-92 ou ECO 92, no ano 1992 no Brasil.


Após a retrospectiva histórica, discutiu-se como anda a prática da educação ambiental em escala global e local. Foi abordado também:


  • As diferentes visões de como era trabalhada a educação ambiental nas escolas;
  • Os objetivos assumidos pela Educação Ambiental na contemporaneidade;
  • A interdependência entre o meio natural, o sócio-econômico e o cultural;
  • Como pode ser incentivada a consciência crítica sobre a problemática ambiental e social, nas escolas, pelos professores de ciências;
  • As formas de trabalhar a interdisciplinaridade com outras disciplinas;
  • o incentivo à participação coletiva dos estudantes em projetos visando a melhoria da qualidade de vida da sociedade.






 Texto e imagens: Julieta Beserra e Andréa Félix

Prefeitura Municipal de Lajedo - PE
Secretaria Municipal de Educação


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...