quarta-feira, 6 de abril de 2016

1º dia: 29 de março - Formação de Astronomia na Escola Ambiental

A Escola Ambiental realizou no dia 29 de março, nos horários matutino e vespertino, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, uma formação para os professores de Educação Infantil, Ciências, Geografia e História. O objetivo dessa formação foi apresentar o PLANETÁRIO disponível na Escola Ambiental para aulas diferenciadas, unindo a teoria com a prática.

As aulas de Astronomia na Escola Ambiental têm a temática: NOÇÕES BÁSICAS DE ASTRONOMIA, possibilitando aos professores mais uma ferramenta de ensino, que proporciona uma sensação de realidade incrível!




A Astronomia na História da Humanidade

A Astronomia tem acompanhado a nossa história e cultura, tendo constantemente revolucionado o nosso pensamento, presenteado a Humanidade com pistas em direção ao futuro. No passado, a astronomia foi usada por diversas razões práticas, como medir o tempo, marcar as estações do ano ou navegar nos vastos oceanos.

Naquela época, os astros eram relacionados  a deuses, a fenômenos sobrenaturais e estudados com objetivos práticos, como medir a passagem do tempo (fazer calendários) para prever a melhor época para o plantio e a colheita, ou com objetivos mais relacionados à astrologia, como fazer previsões do futuro, já que, não tendo qualquer conhecimento das leis da natureza (física), acreditavam que os deuses do céu tinham o poder da colheita, da chuva e mesmo da vida.

Vários séculos antes de Cristo, os chineses sabiam a duração do ano e usavam um calendário de 365 dias. Deixaram anotações precisas de cometas, meteoros e meteoritos desde 700 a.C. Mais tarde, também observaram as estrelas que agora chamamos de novas.

Os babilônios, assírios e egípcios também sabiam a duração do ano desde épocas pré-cristãs. Em outras partes do mundo, evidências de conhecimentos astronômicos muito antigos foram deixadas na forma de monumentos, como o de Newgrange, construído em 3200 a.C. (no solstício de inverno o sol ilumina o corredor e a câmara central) e Stonehenge, na Inglaterra, que data de 3000 a 1500 a.C.
 
Newgrange no Condado de Meath, na Irlanda



Newgrange é uma tumba do Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne, no Condado de Meath, na Irlanda, um dos mais famosos sítios pré-históricos do mundo e o mais famoso da Irlanda. Newgrange foi construído de modo que, ao nascer do sol do dia mais curto do ano (solstício de inverno), um fino raio de sol ilumina por pouco tempo o piso da câmara no final de um longo corredor.

Stonehenge Londres, no Reino Unido

O Stonehenge, situada a 130 quilômetros oeste de Londres, é uma estrutura composta, formada por círculos concêntricos de pedras que chegam a ter cinco metros de altura e a pesar quase cinquenta toneladas. O alinhamento de Stonehenge ao meio-dia do solstício é talvez a maior manifestação da Astronomia dos nossos antepassados.

Não é provável, apesar da precisão que se verifica com certas periocidade astronómicas, que Stonehenge tenha funcionado como observatório astronómico, no sentido atual do termo, sendo mais provável que tenha sido um local de culto para rituais pagãos. O eixo do alinhamento de Stonehenge encontra-se na direcção do nascer-do-sol no soltício de Inverno, e em direcção ao pôr-do-sol no solstício de Verão.


Após observações e recolher dados a respeito do movimento de corpos celestiais, as observações de Stonehenge foram usadas para indicar os dias apropriados no ciclo ritual anual. 


Fonte: http://www.1minutoastronomia.org/13.html
http://astro.if.ufrgs.br/antiga/antiga.htm

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...