quinta-feira, 28 de abril de 2016

28 de Abril – Dia Nacional da Caatinga

A Caatinga é um rico bioma típico do semiárido. Sua dimensão territorial compreende a cerca de 734.478 km2, equivalente a aproximadamente 10% do território brasileiro. A área ocupada pela Caatinga equivale a 70% da Região Nordeste, mas ultrapassa seus limites, pois se estende desde o Norte de Minas Gerais até a porção Norte dos Estados do Ceará e do Rio Grande do Norte. Nesta área, que pode ser vista no mapa 1,  observa-se que o mesmo também ocupa os Estados do Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia.

                                               Mapa 1: Localização do Bioma Caatinga.
                                                                                Fonte: Embrapa, 2016.

O nome Caatinga é de origem da língua indígena, cujo significado é Mata Branca, em virtude do seu aspecto desértico durante o período de estiagem. A despeito deste aspecto desértico, o bioma reúne uma enorme biodiversidade, reunindo mais de 1000 espécies de plantas e 876 espécies de animais, dentre mamíferos, répteis e aves. É importante ressaltar que, trata-se de um bioma exclusivamente brasileiro, isto é, parte da biodiversidade da Caatinga não existe em outro lugar do mundo.
Todavia, esse patrimônio está ameaçado, já que segundo estimativas, aproximadamente 70% do bioma foi modificado pelo homem, ao passo que apenas 0,28% encontram-se protegidas em unidades de conservação. A principal prática sócio-espacial que vem devastando a Caatinga é o desmatamento da vegetação para produção de lenha e carvão vegetal. Essa atividade reduzindo a extensão e a flora do referido bioma de forma exacerbada, e extinguindo o habitat da fauna, acarretando ainda uma maior vulnerabilidade do solo ao processo de desertificação, problemática que interfere diretamente na qualidade de vida da população, já que o solo torna-se improdutivo.
Isto posto, faz-se necessário uma mudança de consciência por parte da população que habita na Caatinga, aprendendo a conviver no/com o bioma. Sobre isso, a Escola Ambiental acredita que essa consciência ecológica só se dá por meio de uma efetiva sensibilização na Escola Básica em conjunto com as comunidades para preservar a Caatinga. Não podemos olvidar, cabe aos órgãos competentes fiscalizar e tentar proteger o bioma no âmbito jurídico, tendo em vista que a áreas da Caatinga que são Unidades de Conservação não chegam a 1% de sua área territorial. Por fim, frente a esse cenário da Caatinga, o dia 28 de abril, não é um dia para comemorar, é um dia para lembrar que temos que lutar por sua preservação e conservação todos os dias.
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (CMEA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...