sexta-feira, 22 de abril de 2016

Curso da Celpe ENERGIA QUE TRANSFORMA


A Celpe promoveu, juntamente com a fundação Roberto Marinho/Canal Futura, um curso gratuito para educadores do ensino fundamental II e do ensino médio, para conhecerem a metodologia ENERGIA QUE TRANSFORMA. Essa metodologia é uma proposta interdisciplinar, que prioriza o diálogo e fortalece a consciência sobre o uso eficiente da energia para a preservação dos recursos naturais, fortalecendo a crescente demanda humana de energia, valorizando a comunicação, os aspectos da cultura e da história e observando a relação com o ambiente que envolve.

OBJETIVO GERAL

Formar educadores para mobilizarem seus alunos na aprendizagem do uso consciente dos recursos naturais, compreendendo toda a cadeia energética e incentivando o uso responsável da energia elétrica como forma de preservação do meio ambiente, através da exploração do KIT ENERGIA QUE TRANSFORMA.

LOCAIS DO CURSO

Polo Garanhuns
Polo Salgueiro
Polo Arcoverde
Polo Caruaru
Polo Recife

Em Garanhuns, o curso foi realizado no SESC, nos dias 12, 13 e 14 de abril das 08:00 as 17:00 horas.

1º PALESTRA

A primeira palestra foi realizada por Alessandra Mathyas da ONG WWF, formada em Jornalismo e Licenciatura em História.
Inicialmente ela apresentou alguns dos projetos desenvolvidos pela WWF, com seus 2400 projetos e 5 milhões de associados e discutiu sobre sustentabilidade, que visa manter o sistema em equilíbrio considerando o social, econômico e ambiental.
Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que atenda as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras.
Em seguida, foi realizado uma retrospectiva histórica do desenvolvimento da energia, desde seu surgimento, algo mais rústico com uso de lenha e carvão mineral, passando pela eletricidade, até as tecnologias atuais, energia nuclear, solar, eólica, entre outras.

A palestrante ainda mostrou que se continuarmos vivendo conforme os padrões médios atuais de consumo o nosso planeta não aguentará tamanha exploração. E para sabermos o nosso impacto no planeta podemos calcular através de uma calculadora, chamada Pegada Ecológica, que é uma metodologia de contabilidade ambiental que permite avaliar a demanda humana por recursos naturais renováveis com a capacidade regenerativa do planeta.

Para manter os padrões atuais de consumo são necessários:

Padrão Americano        5  planetas e meio
Padrão Europeu            3 Planetas
Padrão Brasileiro          1 Planeta e meio
Padrão Africano            Meio Planeta

A desigualdade social entre diferentes continentes, países, regiões, estados e, até mesmo, cidades é alarmante. Essa desigualdade é um dos maiores problemas da sociedade e é uma das causas de boa parte dos conflitos entre povos. A intensificação desse processo tende a agravar ainda mais os problemas socioeconômicos das pessoas menos favorecidas.

A desigualdade social é consequência da má distribuição da riqueza, fato constatado na maioria dos países. Isso gera um contraste econômico e social entre a população, pois apenas uma pequena parcela da sociedade detém a maioria dos recursos econômicos, enquanto que a maioria se “contenta” com a menor parcela dos bens.



2º PALESTRA

O segundo palestrante foi Geider Lins Marques, Engenheiro Eletricista e Bacharel em Contabilidade. Nesse momento foi abordado as formas de energias da natureza: Energia primária, vem da natureza, mas não está pronta para o uso, como o sol, vento, água, etc., já a Energia secundária é quando essa energia é transformada para ser utilizada pela sociedade, como a energia solar, energia eólica, energia hidrelétrica, etc.

ENERGIA RENOVÁVEL x ENERGIA NÃO RENOVÁVEL


Capacidade de energia eólica no Brasil  --- 282 usinas --- 7098 MW

Conceito básico de Eletricidade

Energia é aquilo que permite uma mudança na configuração de uma sistema, em oposição a uma força que resiste a esta mudança.
Maxwel, 1872
Consumo de energia 
Potência requisitada pela demanda
Consumo= Potencia (P) X Tempo (T)



3º PALESTRA

A terceira palestra foi com Marcelo coordenador do Departamento de Eficiência Energética da Celpe. Marcelo trouxe algumas informações sobre valor da conta de energia, bandeira tarifária, impostos, discutiu também sobre a responsabilidade das prefeituras quanto a manutenção da iluminação pública.

Preço da energia R$ 0,56 Kwh + Bandeira tarifária


O que influencia no consumo de energia?

  • Potência dos equipamentos
  • Clima
  • Hábitos de consumo
  • Tempo de uso
  • Quantidade de pessoas
  • Eficiência dos equipamentos

Potência do equipamentos (W) X número de horas utilizado (h) X número de dias de uso no mês

Etiqueta do INMETRO

Busca informar os consumidores sobre o desempenho dos produtos, considerando eficiência energética. Cria categorias de eficiência energética do que consome MENOS (verde - A) para o que MAIS (vermelho - G) consome.



Selo PROCEL

Produtos com melhores níveis de eficiência energética.
Existe uma grande diferença entre racionar energia, que significa limitar a quantidade de energia consumida, para EFICIENTIZAR que é obter melhor desempenho na produção e consumo de energia, e esse é o objetivo da Metodologia ENERGIA QUE TRANSFORMA.


Texto e imagens: Equipe Escola Ambiental

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...