terça-feira, 21 de março de 2017

SAÚDE AMBIENTAL: palestra sobre Febre Amarela



Em 2017, o Brasil vem enfrentando um dos piores surtos de febre amarela dos últimos tempos. Os casos de febre amarela já superaram o pior ano da doença e, em menos de um mês, bateram o recorde histórico. O foco da transmissão está no Espírito Santo e também em Minas Gerais, mas pode se espalhar por outros estados, devido a grande circulação de pessoas no país.

Tendo em vista a importância da SAÚDE AMBIENTAL, processo que avalia, corrige e controla os fatores ambientas que podem influenciar negativamente a saúde das pessoas, a Escola Ambiental iniciou o ano letivo com um ciclo de palestras em parceria com a VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE LAJEDO tratando sobre as características, sintomas e prevenção dessa perigosa Arbovirose. A palestra foi ministrada por Michele Viana, coordenadora geral do Núcleo de Epidemiologias, na Escola Jean Piaget, com alunos do 9º ano e Ensino médio, no dia 09 de março. Na ocasião foram distribuídos cartazes, para fixar nas sala, e panfletos para os alunos.



As escolas que tenham interesse em receber a equipe da Escola Ambiental para palestras devem realizar agendamento pelos contatos abaixo.

CASOS RECENTES DE FEBRE AMARELA

De dezembro de 2016 até 17 de março deste ano, o Ministério da Saúde recebeu 1.561 notificações de casos suspeitos de febre amarela no Brasil. Destes, 448 foram confirmados, 850 são investigados e 263 foram descartados.

Em Minas Gerais, o número de casos chega a 379. O Espírito Santo tem 93 e São Paulo relatou 4. Desde o início do surto, 144 pessoas morreram devido à doença no país.

Por enquanto, não há confirmação de que a febre amarela tenha chegado às áreas urbanas, onde a transmissão iria ocorrer por meio do Aedes aegypti. Todos os casos ocorreram em áreas rurais, de mata ou silvestres, atingindo municípios do interior dos estados, de acordo com o Ministério da Saúde. Nessas regiões, os mosquitos que transmitem a doença são o Sabethes e o Haemagogus. Desde 1942, o Brasil não registra casos de febre amarela urbana.

CARACTERÍSTICAS DA DOENÇA

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente. A doença é comum em macacos, que são os principais hospedeiros do vírus. A infecção pode ser categorizada de duas formas:

  • febre amarela urbana, quando é transmitida pelo Aedes aegypti;
  • febre amarela silvestre, quando transmitida pelo Haemagogus e Sabethe.

Quando o mosquito pica um macaco doente, torna-se capaz de transmitir o vírus a outros macacos e ao homem.

SINTOMAS

A doença é considerada aguda e hemorrágica e recebe este nome, pois causa amarelidão do corpo (icterícia) e hemorragia em diversos graus.

COMO TRATAR?

Não existe nada específico. O tratamento é apenas sintomático e requer cuidados na assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido numa Unidade de Terapia Intensiva. Se o paciente não receber assistência médica, ele pode morrer.

COMO SE PREVENIR?

A única forma de evitar a febre amarela silvestre é a vacinação contra a doença. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. Ela deve ser aplicada 10 dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão da doença. Pode ser aplicada a partir dos 9 meses e é válida por 10 anos. A vacina é contra-indicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo.


A vacinação é indicada para todas as pessoas que vivem em áreas de risco para a doença (zona rural da Região Norte, Centro Oeste, estado do Maranhão, parte dos estados do Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), onde há casos da doença em humanos ou circulação do vírus entre animais (macacos).

Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/febre-amarela
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/oms-recomenda-vacina-contra-febre-amarela-para-areas-dos-estados-do-rio-de-janeiro-e-de-sao-paulo.ghtml
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/febreamarela/sobre.php


PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...