segunda-feira, 5 de junho de 2017

ESCOLA AMBIENTAL NA FESTA DE SANTO ANTONIO


Entre os santos que mais são comemorados durante as festas juninas, Santo Antônio é com certeza o que m ais possui devotos espalhados pelo Brasil e também por Portugal.

Esse santo, que normalmente é representado carregando o menino Jesus em seus braços, ficou realmente conhecido como "casamenteiro"e é sempre o mais invocado para auxiliar moças solteiras a encontrarem seus noivos.

Na tradição brasileira, o devoto de Santo Antônio gosta de ter sua imagem pequena para poder carregá-la. Por esse e tantos outros motivos que ele é considerado o "santo do milagres".

A "trezena", é a cerimônia dedicada ao santo do dia 1 ao dia 13 de junho, com cânticos, fogos, comes e bebes.

Ainda há um outro costume que é muito praticado pela Igreja e pelos fiéis. Todo o dia 13 de junho, as igrejas distribuem aos pobres e afortunados os famosos pãezinhos de Santo Antônio. A tradição diz que o pãozinho deve ser guardado dentro de uma lata de mantimento, para a garantia de que não faltará comida durante todo o ano.



Neste ano a Campanha da Fraternidade trata sobre os Biomas Brasileiros e a Paróquia de Santo Antonio padroeiro de Lajedo - PE  propôs uma parceria junto a Escola Ambiental que na semana da festa distribuirá mudas que foram conseguidas no projeto do Governo do Estado "Adote uma muda de árvore", no caso de IPÊ's aos fiéis. 




 O público deverá assinar uma Ata de Adoção e tornar-se-á responsável pela muda entregue pela ESCOLA AMBIENTAL e honrando um compromisso com a natureza.




A ESCOLA AMBIENTAL estará com o stand temático "Projeto Cuidar" na Vila de Santo Antonio  todas as noites de 04 à 13 de junho realizando esta atividade, bem como, mesa de leitura e pintura para crianças, mural de fotos, entrega de brindes.

Texto e imagens: equipe da Escola Ambiental

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...