sábado, 10 de junho de 2017

4º DIA DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE DO AGRESTE

A equipe da Escola Ambiental de Lajedo - PE, se fez presente no 4º dia da Semana do Meio Ambiente do Agreste.

A primeira palestra que aconteceu nas dependências do ITEP no dia 08 de junho de 2017, tratou:
 Resultado de imagem para itep caruaruResultado de imagem para itep caruaru


O Representante do CONAMA Paulo Aires tratou:


O Conama é estratégico e essencial para a implementação da Política Nacional do Meio Ambiente e do Sistema Nacional do Meio Ambiente, e tem o importante papel de promover a conciliação necessária entre os diferentes setores da sociedade, com seu caráter democrático e sua composição amplamente representativa

Órgão criado em 1982 pela Lei n º 6.938/81 – que estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente -, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) é o órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA. Em outras palavras, o CONAMA existe para assessorar, estudar e propor ao Governo, as linhas de direção que devem tomar as políticas governamentais para a exploração e preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Além disso, também cabe ao órgão, dentro de sua competência, criar normas e determinar padrões compatíveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à sadia qualidade de vida.

Dentre suas principais competências estão: o estabelecimento de normas e critérios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras; determinação da necessidade de realização de estudos das alternativas e das possíveis consequências ambientais de projetos públicos ou privados; decisão, em última instância administrativa, sobre as multas e outras penalidades impostas pelo IBAMA; o estabelecimento das normas e padrões nacionais de controle da poluição causada por veículos automotores, aeronaves e embarcações; estabelecer normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente, com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente os hídricos; e a deliberação, sob a forma de resoluções, proposições, recomendações e moções, que visam cumprir os objetivos da Política Nacional de Meio Ambiente.


A segunda palestra tratou dos seguintes temas:

Elaboração de planos de tratamento de efluentes líquidos

Interpretação de laudos técnicos e diagnóstico industrial

Vistoria e auditoria externa

Análise de efluentes industriais no ITEP

Análise de contaminantes e ensaios físicos químicos na água

Manejo sustentável do solo

Consultoria em licenciamento ambiental e ISO 14001

 Resultado de imagem para seopi Resultado de imagem para seopi 
Os Engenheiros químicos e técnicos do seopi mostraram informações sobre a problemática da industria têxtil dos pólos de confecção do agreste, bem como novas técnicas e manejos físico químicos para o destino final dos efluentes.

Texto: Escola Ambiental 
Imagens: google imagens

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...