quarta-feira, 7 de junho de 2017

3º dia da V SEMANA DE MEIO AMBIENTE DO AGRESTE EM CARUARU



A equipe da Escola Ambiental participou nesta quarta feira, dia 07 de junho, do 3º dia de palestras realizadas na Associação Comercial e Empresarial de Caruaru - ACIC organizadas durante a V SEMANA DE MEIO AMBIENTE DO AGRESTE em caruaru.

A primeira palestra ministrada pela Prof.ª Laís Oliveira, Engenheira Agrícola  e Ambiental (UFRPE), Mestra e Doutoranda em Engenharia Civil (UFPE) teve como temática RESÍDUOS SÓLIDOS E O AQUECIMENTO GLOBAL. Na palestra ela abordou as consequências do agravamento do Efeito Estufa, o aumento da concentração de Gases do Efeito Estufa - GEE na atmosfera, gerados a partir da queima de combustíveis fósseis, como também citou o descarte inadequado dos Resíduos Sólidos, especificamento dos Resíduos Sólidos Orgânicos, como causadores do Aquecimento Global. Ao longo de sua fala elencou as medidas adotadas pela comunidade internacional para minimizar esse aumento na temperatura do Planeta, como o Protocolo de Kyoto, o mercado de crédito de carbono e o descarte correto dos Resíduos Sólidos. Sua pesquisa do Doutorado visa o descarte do Resíduos Sólidos Orgânicos que poderia ser aproveitado como combustível, adubo orgânico ou queimado para diminuir o potencial de toxidade do Metano, gás 21 vezes mais poluente do que o Dióxido de Carbono.






A segunda palestra ministrada pelo Prof. Cícero Felipe, Engenheiro Sanitarista e Ambiental (UEPB) e Mestre em Engenharia Civil e Ambiental (UFCG) teve como temática A CRISE HÍDRICA E A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO E A PRÁTICA SUSTENTÁVEL. Durante  palestra foi abordada a distribuição de água no Brasil com foco na Região Nordeste, a diferença entre o potencial e a disponibilidade hídrica da região, os múltiplos usos da água e a Gestão da Água no Brasil, especificamente em nossa região que enfrenta longos períodos de seca. Abordou ainda os pontos positivos e negativos da Transposição do Rio São Francisco e enumerou algumas ações que devem ser adotadas, desde da esfera Estadual, passando pela ações Municipais, coletivas e individuais no uso da água. No término de sua fala explicou como o Uso consciente e o Reuso de água doméstica podem ajudar de forma significativa na preservação da água do Planeta.





Texto e imagens: Julieta Beserra da Silva



PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...