quinta-feira, 26 de setembro de 2013

26 DE SETEMBRO DIA NACIONAL DOS SURDOS


A criação de espaços que respeitem os surdos e sejam adequados para sua educação é muito importante para a inserção dessas pessoas na sociedade. “Pensar numa escola para surdos é pensar numa escola que trabalha o surdo na sua diferença cultural, histórica e política. Para isso, tem que pensar que ela toda tem que saber a língua de sinais, aprofundar a língua de sinais, porque todos os surdos têm que estudar sua língua culta”, esclareceu.

Uma das vantagens do modelo de educação solicitado, em comparação à inserção de intérpretes em salas de aulas comum, é o aperfeiçoamento dos surdos em relação à Libras. “Isso é uma exclusão. Sabemos que 99% dos surdos são filhos de pais ouvintes.

A Comunidade Surda Brasileira comemora em 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania.

A Federação Mundial dos Surdos já celebra o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de setembro. No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em1857, como nome de InstitutoNacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES‐InstitutoNacional de Educação de Surdos.

Toda esta história começou em 26 de setembro de 1857, durante o Império de D. Pedro II, quando o professor francês Hernest Huet fundou, com o apoio do imperador o Imperial Instituto de Surdos Mudos. Huet era surdo. Na época, o Instituto era um asilo, onde só eram aceitos surdos do sexo masculino. Eles vinham de todos os pontos do país e muitos eram abandonados pelas famílias.

Fonte e Imagem: google


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...