segunda-feira, 23 de setembro de 2013

APRENDENDO NA PRÁTICA - ESCOLA PROFESSORA IRENE LEÃO

APRENDENDO NA PRÁTICA

Texto e Imagens: Profª  Danúbia Martins


Nessa quinta-feira dia 19 de setembro de 2013 foi realizada a visita a ESCOLA AMBIENTAL de Lajedo pelos alunos do 6º Ano “A” da Escola Municipal Professora Irene Leão como forma de aprendizagem continuada. Durante a visita foram vivenciados os assuntos já trabalhados em sala de aula, enfatizando e desenvolvendo a consciência a proteção ao meio ambiente, nossa responsabilidade individual e coletiva ao destino do lixo que nós mesmos produzimos e seu impacto imediato e temporal.

Devemos incentivar como educadores o prazer à aprendizagem na vivência do conhecimento, para que esse conhecimento se torne um saber no qual molde a personalidade e o senso crítico dos nossos alunos, formando assim nossos multiplicadores e protetores do meio ambiente.

Os resultados durante e após já são bastante interessantes, pois notei a curiosidade por parte dos alunos em sua participação ativa durante a visita, seu questionamento em alguns aspectos que não foram abordados durante as práticas teóricas na sala de aula e principalmente, sua observação ao meio em que vivem, tendo por exemplos vivenciados durante a volta a escola onde eles apontaram os caminhões que se destinavam ao Aterro Sanitário, os quais passaram todos devidamente cobertos para que o lixo não caísse durante a viagem. Ou mesmo o fato da falta de consciência da população nos locais em que há lixo a céu aberto. São esses indicadores que provam que devemos incentivar e promover a aula de campo, para que nossos alunos desenvolvam o seu próprio conhecimento, sabendo que são de nossas pequenas ações, individuais e coletivas que depende o futuro do planeta.

Estaremos realizando com os alunos junto à comunidade projetos que promovam a conscientização e importância da reciclagem. Divulgação e esclarecimentos sobre a necessidade da coleta de pilhas e baterias e suas conseqüências ao meio ambiente e sua saúde, proporcionando a devida coleta e encaminhando para os postos de coleta adequados.

Quero deixar nosso profundo agradecimento e admiração pelo trabalho realizado na ESCOLA AMBIENTAL de Lajedo, pois nos proporcionou essa maravilhosa experiência, e pelo seu profissionalismo e responsabilidade com o meio ambiente, os quais não foram perdidos pelos meus alunos e será fonte de referência para eles, muito obrigada em nome da turma, da Escola e do meio ambiente.









Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...