quarta-feira, 18 de setembro de 2013

EREM - S. BENTO DO UNA


Sob a direção de Thiago Cadete os estudantes do EREM - São Bento do Una (José do Patrocínio Mota) recebemos o grupo para atividades referentes ao Aterro Sanitário de Lajedo, que recebe os resíduos sólidos da Cidade sede da Escola.

Trabalhar o destino final dos resíduos sólidos é de suma importância para conscientização do descarte e da responsabilidade individual do destino do lixo, não apenas em Lajedo, mas principalmente nas cidades consorciadas ao Aterro Municipal.

Os alunos do EREM - S. Bento estão desenvolvendo juntamente a equipe de professores um projeto sobre Meio Ambiente, onde a visitação a ESCOLA AMBIENTAL, serviu como aporte para as atividades realizadas em S. Bento do Una. Contribuir para essas atividades está dentro dos objetivos do Centro de Educação Ambiental de Lajedo, acreditamos que unidos podemos superar desafios e construir novos valores para uma educação atuante e melhor.



Texto: Monalisa Cruz, Andréa Félix e Cícero Henrique
Os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio José do Patrocínio Mota, do Município de São Bento do Una,  acompanhados do Gestor Thiago Silva Santos e dos docentes Cícero Roberto Henrique e Monalisa Silva da Cruz,  visitaram no dia 11 de setembro (quarta-feira) o aterro sanitário da cidade de Lajedo.


A visita ao aterro sanitário de Lajedo-PE, foi de fundamental importância na adição de  novas informações ao Projeto de Meio Ambiente, vivenciado pela escola e para a concretização de dados anteriormente coletados pelos alunos (depósitos, toneladas produzidas e gastos econômicos), sobre o lixo produzido na cidade de São Bento do Una.
Sendo o lixo uma das formas mais comuns de poluição do Homem. O crescimento populacional e a mudanças econômicas (consumismo), tem contribuído para que toneladas e mais toneladas de lixo sejam produzidas descontroladamente pela população.
Encontrar  um local adequado para o descarte do lixo, não é tarefa fácil. O município de São Bento do Una, assim como outras cidades, não só do agreste de Pernambuco mas também de varias cidades de nosso país, tem esta problemática como fato.
Atualmente a maneira mais correta para depositar o lixo, é em locais denominados aterros sanitários. Estes terrenos são preparados especialmente para receber o lixo e de forma efetiva diminuir os danos causados ao meio ambiente. Uma outra maneira de diminuir os impactos ambientais causados pelo lixo, está relacionado com a Educação Ambiental. É preciso conscientizar a toda comunidade, que reduzir  a produção de lixo e criar hábitos sobre a reciclagem é um ótimo caminho , para que possamos ter um ambiente mais saudável e sustentável.
A visita teve início às 13 horas na Escola Ambiental, onde todos foram recebidos pela Gestora Andréa Félix Silva - (Especialista no Ensino da Biologia - UPE) e pela Pedagoga Cíntia Fernandes.
Inicialmente foi proferida uma aula muito interessante sobre preservação do meio ambiente e funcionamento do aterro sanitário, sempre enriquecida com informações técnicas e científicas que aguçaram a curiosidade de todos. Algumas informações merecem destaque, entre as quais, a área do aterro que é da ordem de 120.000 m2, ou seja, 12 hectares, a quantidade de lixo produzido pelo Município de São Bento do Una no mês de maio, que foi de 413,8 toneladas de lixo e  outro dado interessante é o valor pago por cada tonelada de lixo depositada no aterro que é de R$ 60,00. Considerando as informações podemos concluir que no mês de maio o município de São Bento do Una teve uma despesa de R$ 24.828,00 paga ao aterro sanitário da cidade de Lajedo.
Após a aula na Escola Ambiental, nos dirigimos ao aterro, onde houve mais explanação ministrada pela pedagoga Cíntia Fernandes, na oportunidade conhecemos o processo de formação do chorume e o seu depósito em forma cilíndrica. Enfim foi uma tarde muito proveitosa. Podemos compreender e firmar a importância da preservação do meio ambiente para que possamos  ter um desenvolvimento pautado na sustentabilidade.


Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja. Chico Xavier


Profs. Cícero Roberto Henrique e Monalisa Silva da Cruz.


Imagem: Equipe Escola Ambiental 

Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...