sexta-feira, 27 de setembro de 2013

MORINGA: PLANTA COM GRANDE VALOR NUTRITIVO E MEDICINAL


Ivaldo Izaías Panta




Historiador, Assistente Social, Técnico em Alimentação Escolar e com Especializações em Meio Ambiente e Recursos Humanos. 




Em 2005 participando de um seminário no santuário das comunidades em Caruaru. Onde pela primeira tive contato com a semente da planta moringa, fiquei encantado, fui tratando logo em pesquisar, buscar informações, conseguindo assim, algumas sementes no dia 28/07/2007, que coincidindo com dia do meu aniversário data esta que sempre comemoro com a distribuição de sementes, panfletos e palestras assim, compartilho algumas experiências práticas que tenho vivenciado, juntamente com a comunidade.
Venho divulgando em toda região principalmente, nos movimentos sociais a importância da mesma, tendo grande importância nutricional sendo comprovado cientificamente na alimentação humana e animal. Tenho encontrado apoio de assistentes sociais, educadores, biólogos, acadêmicos em enfermagem, pesquisadores, historiados, agricultores e donas de casa.

A moringa (Moringa oleifera Lam) é uma espécie de origem indiana que tem se adaptado satisfatoriamente às condições climáticas do semiárido do Nordeste Brasileiro. Sendo cultivada em nossa região tanto em terra irrigada como seca. Sua raiz, folhas, flores e sementes, são importantes afinal, tudo tem uma utilidade. Apresentando grande potencial com a sua variedade de usos: alimentar, agrícola, medicinal, industrial e no tratamento de água para o consumo humano. Entretanto, Por não ser uma espécie explorada comercialmente, a moringa ainda é pouco estudada.

Dentro da dinâmica do estudo o proposito é divulgar em todos os setores para que todos tenham conhecimento da importância que tem para nossa região, este artigo esta aberto a todos aqueles que motivado pelo desejo de colaborar na divulgação dessa espécie alimentar tão pouco divulgada em nossa região.







Referências: http://www.scielo.br/scielo.php
Texto e Imagens: Ivaldo Panta

2 comentários:

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...