sábado, 23 de novembro de 2013

23 de Novembro dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-juvenil

No dia 23 de novembro é vivenciado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-juvenil que visa estimular ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer, promover discussões e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às crianças e aos adolescentes com câncer, apoiar a iniciativa da sociedade civil em organizar e desenvolver ações em prol da causa, difundir os avanços técnico-científicos relacionados e dar suporte aos familiares.

A Lei nº 11.650, datada de 4 de abril de 2008, instituía o dia 23 de novembro como Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Estima-se que 70% das crianças com câncer possam ser curadas quando ocorre o diagnóstico precoce. As preocupações previstas nos objetivos da Lei são totalmente fundamentadas nos números divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). A cada ano, estima-se mais de 9 mil novos casos de câncer infanto-juvenil, configurando a segunda causa de mortalidade proporcional entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. A ideia de dedicar esse dia ao combate do câncer infantojuvenil surgiu da necessidade de conscientização dos profissionais de saúde e da população sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. É importante frisar que quanto antes for descoberta a doença, maiores são as chances de cura, por isto a importância das ações de conscientização do diagnóstico precoce, principalmente nas cidades do interior.
 

É configurado como câncer um grupo de doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais, a qual pode ocorrer em qualquer local do organismo. Entre os tipos mais comuns da doença nas crianças estão leucemia, tumores do sistema nervoso central e linfomas,  nessa faixa etária são mais comumente atacadas as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação. Enquanto nos adultos a doença afeta, em geral, as células do epitélio, que recobrem os diferentes órgãos (é o caso do câncer de mama e o de pulmão). A prevenção do câncer torna-se ainda mais complicada nessa faixa etária e o foco volta-se de vez para o diagnóstico precoce e o tratamento.Além disso, enquanto em adultos a doença se relaciona com fatores externos, como, por exemplo, o fumo, nas crianças não existe essa evidência.

É importante, portanto, estar atento ao aparecimento de sintomas que podem ser sinais da doença. Procure um especialista caso seu filho apresente:
  • perda de peso;
  • manchas roxas e sangramento pelo corpo, sem machucados;
  • vômitos acompanhados de dor de cabeça, diminuição da visão ou perda de equilíbrio;
  • caroço em qualquer parte do corpo, principalmente na barriga;
  • palidez;
  • febre prolongada, sem causa identificada;
  • dores nos ossos e nas juntas, com ou sem inchaços;
  • crescimento do olho, podendo estar acompanhado de mancha roxa no local.
O tratamento do câncer começa com um diagnóstico correto, ao avaliar o paciente, o médico solicitará os exames laboratoriais e de imagem necessários para avaliar o estado de saúde e identificar o problema. O tratamento deverá sempre ser feito em local especializado e compreende três modalidades principais: quimioterapia, cirurgia e radioterapia. Além dos medicamentos, é indispensável para a cura a participação e o apoio de familiares e amigos. O bem-estar e a qualidade de vida dessas crianças e adolescentes estão em primeiro lugar.

Diversos personagens de desenhos infantis estão com um novo visual. A campanha "Carequinhas contra o Câncer Infantil", desenvolvida pelo Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), quer mostrar que os personagens como a Mônica, o Cebolinha, o Garfield e até a Galinha Pintadinha também podem ser carecas como as crianças em tratamento.
Turma da Mônica
Galinha Pintadinha


Garfield









Texto: Julieta Beserra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...