domingo, 24 de novembro de 2013

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA PALESTRA: "INCLUSÃO: ALGO POSSÍVEL"

1ª REUNIÃO PEDAGÓGICA SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE LAJEDO


Palestrantes:

Profª Imera (Psicopedagoga)
Prof. Josivaldo (Interprete de LIBRAS)
Drª Nuênia (Psicóloga)



Desde o inicio do ano letivo observamos várias movimentações em prol da Inclusão de Deficientes em atividades educativas, culturais e lazer na nossa cidade.
A Secretaria de Educação realizou o I Reunião sobre Educação Inclusiva de Lajedo, tudo isso, graças a um esforço coletivo após a assinatura do pacto “Viver Sem Limite” que envolverá estudos sobre a mobilidade urbana com o objetivo de melhorar o bem estar e a locomoção de deficientes.
Nosso município possui mais de 8 mil pessoas com deficiência, porém apenas 129 estão matriculados na Rede Municipal de Ensino Básico
O plano de gestão para 2014 buscará formar todos os professores da Educação Básica em LIBRAS e BRAILE. Bem como, para o futuro, está em estudo a criação de um Centro de Atendimento Educacional Especializado de Lajedo (CAEEL), o que com certeza só irá somar sociopedagogicamente a todos.

A Secretaria de Educação juntamente com o Governo Municipal realiza um conjunto de políticas públicas estruturadas em quatro eixos: Acesso à Educação; Inclusão social; Atenção à Saúde e Acessibilidade. 

Cada ação presente nesses eixos é interdependente e articulada com as demais, construindo redes de serviços e políticas públicas capazes de assegurar um contexto de garantia de diretos para as pessoas com deficiência, considerando suas múltiplas necessidades nos diferentes momentos de suas vidas.

Tais atitudes reafirmam os Direitos Humanos das pessoas com deficiência, para garantir sua autonomia, liberdade e independência. 

Se avançamos na consciência de que o Brasil é de todos e todas, a hora é de garantir políticas públicas para a efetividade desses direitos.

 
Realização:

Prefeitura Municipal de Lajedo;

Secretaria de Educação;


Núcleo de Educação Inclusiva;

Centro de Reabilitação de Educação Especial.

Texto: Andréa Félix (ESCOLA AMBIENTAL)
Imagem: Claudionor Pimentel

Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...