domingo, 27 de abril de 2014

COMDEMA RECEBE SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO

Esteve presente a convite na reunião do dia 24.05.2014  COMDEMA o Sr. Rivaldo Torres responsável pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo da Cidade.

Sem muitas formalidades o Secretário falou dos problemas que enfrenta, dentre muitos, o que mais incomoda é a falta de consciência e educação das pessoas que colocam o lixo nas ruas após a passagem do caminhão da coleta, ou fora dos dias habituais, formando entulhos e amontoados de lixo em locais problemáticos criados pelos próprios moradores. Outra questão são as invasões ilegais de áreas protegidas pela Lei Federal 12.651/12 que não obedecem a distância minima dos riachos que cortam a cidade, bem como, construções irregulares em áreas do patrimônio natural da cidade, terrenos e loteamentos com aterros irregular, ou sem o mínimo de estrutura ou registro.

  

Foi entregue ao Secretário um ofício da ONG (Curta os Caldeirões) acompanhado de relatório  minucioso, com fotos, enviados pela Presidente Vanderly Marinho, descrevendo as problemáticas envolvendo a área dos Caldeirões, o mesmo atendendo ao ofício esteve pela manhã na área solicitada e analisou as questões junto com sua equipe técnica e diretoria, além de atender a pedidos dos moradores no local, assumiu o comprometimento em fazer a limpeza do córrego e da área, tentar diminuir os impactos das chuvas, e a limpeza dos canais. Já a questão dos esgotos das casas lançados diretamente nos caldeirões, o mesmo afirmou que todos os esgotos serão canalizados a longo prazo para o saneamento da avenida principal Av. Pres. Kennedy, através da empresa responsável, seguindo os esgotos para a Estação de Tratamento da cidade que está em construção.


                                            


  • Ao término das conjecturas o COMDEMA acionará uma comissão técnica formada por engenheiro ambiental e técnico ambiental, para realizar avaliações  e preparar um relatório de irregularidades e impactos ambientais ato previsto por Lei Federal  12.651/12  a ser entregue ao Poder Executivo.
  • Dia 28.04.2014 será solicitado através de ofício a Assessoria de Comunicação Municipal a possibilidade de elaboração audiovisual de uma campanha publicitária pautada na conscientização da população sobre a problemática dos entulhos e lixo jogado fora dos dias da coleta.
  • Todas a reunião foi registrada e lavrada em Ata que seguirá para registro em Cartório da cidade, toda a documentação está arquivada na ESCOLA AMBIENTAL, sede do COMDEMA.

Muito ainda há de ser feito, nós que somos ambientalistas precisamos agir hoje com uma visão futurista a caminho de uma cidade sustentável e responsável, melhorando a qualidade de vida como um todo. Lajedo começa a dar seus primeiros passos nas questões socioambientais, muito trabalho ainda está por vir, pois, tentar mudar a consciência e a vontade das pessoas leva tempo e persistência.

A Constituição Federal Art. 225/88  "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à Coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações".
A responsabilidade é de todos!


Imagens: Marcelo Passos, Andréa Félix, Carol Neves
Texto: Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA (Lajedo-PE)











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...