terça-feira, 29 de abril de 2014

Aula de Campo - Jardim Botânico do Recife e Parque Estadual de Dois Irmãos




Para um melhor desenvolvimento da Educação Ambiental, a ESCOLA AMBIENTAL de Lajedo convidou a Escola José Paulo Barbosa, do Cantinho, para juntos conhecermos o Jardim Botânico do Recife e o Parque Estadual de Dois Irmãos – Zoológico, onde os professores trabalharam a interdisciplinaridade nas áreas de Geografia, Botânica, História, Zoologia e Cidadania. Unindo assim a aprendizagem em sala de aula, com o conhecimento da natureza adquirido através da vivência e do contato direto com a fauna e flora.


O Jardim Botânico do Recife fica localizado no bairro do Curado e foi criado em 1960, desde então é um testemunho vivo da biodiversidade da Mata Atlântica. Ocupa uma área de 10,7 hectares e compõe uma parte da Unidade de Conservação Municipal denominada Mata do Curado, uma área de 113,6 hectares pertencentes em sua maioria ao Patrimônio do Exército. A visita ao Polo de Educação Ambiental Jardim Botânico do Recife objetiva desenvolver ações de conscientização e sensibilização ambiental, visando promover mudanças de atitude acerca das questões ambientais para garantir a nós e as gerações futuras os recursos naturais.

No Jardim Botânico são desenvolvidas as atividades sobre Educação Ambiental como caminhadas ecológicas, exposição permanente de Mata Atlântica, exibição de vídeos com temas ambientais, visitação aos viveiros de plantas medicinais e florestais, apresenta um espaço adaptado para deficientes, o jardim sensorial. Possui um orquidário para visitação, produção e permuta de orquídeas e um meliponário, coleção de colmeias de abelhas sem ferrão.










O Parque Estadual de Dois Irmãos – Zoológico é um centro de conservação da natureza com exemplares de animais de vários continentes, possui 384 hectares sendo 14 hectares ocupados pelo Zoológico do Recife.. A reserva do Parque, considerada uma das maiores áreas de Mata Atlântica de Pernambuco, proporciona aos visitantes conhecer o ecossistema, suas plantas e seus animais nativos, como preguiças, saguis, quatis, capivaras, além de uma enorme variedade de pássaros em suas trilhas. No Parque, o conhecimento da natureza é adquirido através da vivência e do contato direto com os animais, fazendo com que o Zoológico deixe de ser "vitrine de animais" para se transformar em centro de conservação da natureza.









Texto e imagens: Equipe Escola Ambiental

Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...