segunda-feira, 7 de abril de 2014

COMDEMA PARTICIPA DE REUNIÃO COM CATADORES

COMDEMA - Conselho de Defesa do Meio Ambiente da cidade de Lajedo, participou como ouvinte da reunião com os Colaboradores do Lixo, reunião esta que acontece mensalmente na sede do CRAS - Centro de Referência da Assistência Social.










Ordem de Registro em Cartório



O trabalho desenvolvido pelos (as) catadores (as), coletando entre 10% e 20% dos resíduos sólidos urbanos, apresenta um caráter de grande relevância social e ambiental. Eles participam da realização de um serviço público cuja responsabilidade é constitucionalmente do governo local. Entretanto, esses trabalhadores não têm merecido a devida atenção por parte da sociedade. Ao contrário, muitas vezes, são confundidos com mendigos, tratados com repressão e desprezo. É dessas relações sociais concretas e contraditórias que são construídas as identidades dos sujeitos, homens e mulheres, de várias faixas etárias, inclusive jovens, hoje denominados de catadores e catadoras de material reciclável, que vivem relações de excluso, e que são por eles mesmos assimilados e assumidos e, portanto, manifestam pouco conhecimento já que em sua maioria são analfabetos ou semialfabetizados.

Hoje são dezessete membros que buscam o registro da Associação, que com o apoio da Assistência Social e da Prefeitura Municipal, estão se mobilizando para junto ao cartório efetuar o registro CNPJ para os colaboradores. Em reunião registrada em Ata Constitutiva e assinada por todos foram escolhidos os membros da diretoria da associação, os quais, seguiram na última quinta-feira 03 de abril de 2014 para assinatura em cartório e abertura de firma. Mais um passo foi dado para organização da cooperativa, eles são agentes diretos para coleta seletiva ser efetivada em nossa cidade.

A cerca de sete anos os catadores esperam a criação da Cooperativa, mas só agora juntamente ao CRAS eles recebem atendimento diferenciado, tais como: Acompanhamento Psicológico e de Assistente Social, mensalmente eles participam de palestras, debates enfatizando a autoestima e a logística de trabalho cooperativista.


Texto: Conselho de Defesa do Meio Ambiente
Fotos: Andréa Félix

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...