sexta-feira, 4 de abril de 2014

Na educação ambiental a teoria apenas não basta - Estudantes do Colégio Municipal






A educação está em constante diálogo com a sociedade. A escola deve formar cidadãos conscientes, éticos e participativos. Isto é, preocupados com os problemas do meio ambiente. E somente essa educação pode criar perspectivas para uma mudança real dessas dificuldades mundiais. Uma prática pedagógica mais voltada para a educação ambiental é uma das bases para reduzir os grandes problemas sociais, ambientais e econômicos que o mundo sofre hoje em dia. 

Deixamos o planeta fraco e doente e, através de práticas danosas, provocamos a ira da mãe natureza.

Buscando uma conscientização ambiental os professores do Colégio Municipal José Ferreira dos Prazeres, organizaram uma aula diferente com seus alunos do 5º ano e os levaram para conhecer o trabalho da Escola Ambiental e o espaço do Aterro Sanitário de Lajedo. Durante as atividades os estudantes aprenderam sobre a estrutura e funcionamento do Aterro Sanitário, assistiram vídeos educativos sobre Educação Ambiental e participaram de uma dinâmica na qual receberam revistas educativas após responderam perguntas sobre os temas trabalhados.

 Palestra Estrutura e funcionamento do Aterro Sanitário com  explicação da maquete


Professor de geografia Manoel explicando a Estação Meteorológica







 Entrega das revistas


É necessário a sociedade compreender que aplicando uma política que promova a importância da educação ambiental voltada principalmente para a sustentabilidade, criaremos nas novas gerações a devida mentalidade conservacionista e será muito mais fácil implementar políticas que visem à utilização sustentável dos recursos planetários no futuro. No entanto, é necessário que além da educação ambiental ou sustentabilidade, às práticas contrárias sejam combatidas rigorosamente já nos dias de hoje.

Na educação ambiental a teoria apenas não basta, é fundamental que os alunos vejam na prática como usar o que aprenderam na sala de aula.



Texto e Imagens: Equipe Escola Ambiental

Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...