domingo, 18 de agosto de 2013

NOSSAS CRISES AMBIENTAIS POR RODRIGO SOBRAL



Rodrigo Sobral
UMA VISÃO POÉTICA E HOLÍSTICA DAS “NOSSAS CRISES AMBIENTAIS”. TODOS PELA CONSCIENTIZAÇÃO E TRANSCENDÊNCIA DO SER


A questão ambiental tem gerado calorosos debates e tem sido um dos temas mais polêmicos do século XXI, o motivo está diretamente ligado as constantes ameaças causadas pelo impacto das nossas próprias ações. As crises que assombram o mundo, tenham elas as faces que tiverem, são apenas o resultado de uma exteriorização do nosso estado. Cada ser refletindo em seu exterior, um mundo sombrio e marcado pelos piores sentimentos guardados no calabouço dos nossos corações, ali ficam apurando e alimentando o ego com uma dose perigosa do mais terrível veneno, a amargura, o orgulho, o ódio, e o rancor que, em longo prazo, transfiguram-se em doenças letais. 

Dentro desse cenário cada um ver o mundo segundo sua própria crise, mas além do incompreensível existe um fio que costura o destino de todos, uma consciência coletiva que faz de nossos véus de ilusão uma manta de retalhos que cobre a verdadeira face da Terra, tornando-a um lugar de crises financeiras, pessoais, ambientais, profissionais, espirituais, fazendo de nossas vidas um sofrimento constante, uma eterna busca pela transcendência.

O pior de todo esse castelo de cartas é que ele é oco e frágil. Não adianta tentar consertá-lo apenas em aparência como fazemos, pois acabamos piorando o que já está indo mal. Qualquer coisa que se possa fazer só terá sucesso se partir de dentro de cada um. A cura (mudança) deverá ser interna. Se o mundo é o reflexo do que cultivamos em nossos corações, mostrar-lhe a verdadeira face só será possível se curarmos a nossa própria cegueira, e só um esforço profundo na tentativa de quebrar o espelho de ilusão que rodeiam o nosso interior será capaz de fazer-nos enxergar a realidade. 

Eis aí o papel da Educação! E essa Educação (holística e humanística) tem que ser capaz de despertar nos jovens a consciência de que o mundo está como está porque nós o criamos assim, e mudar só será possível através do despertar da consciência. Não existem seres humanos e natureza, a natureza está dentro da nossa humanidade. Eis aí o objetivo dessa aula de campo. Precisamos agir para criarmos o mundo que queremos no aterro sanitário (ESCOLA AMBIENTAL) os alunos da 8ª série F, do Colégio Normal do Lajedo, tiveram a oportunidade de conhecer, através da excelente apresentação de bióloga e gestora Andréa Félix, os detalhes, e estrutura, depois fomos à campo trabalhar alguns aspectos da geografia do ambiente, e por fim com a ajuda da pedagoga Cíntia Fernandes, pudemos ver na prática os mecanismos de funcionamento do aterro.




Espero, como Professor, que os frutos desse momento, sejam expressos através de ações concretas e que o despertar, mesmo que lento, seja profundo!



Texto: Prof. Rodrigo Sobral (Geógrafo)
Fotos: Cíntia Fernandes (ESCOLA AMBIENTAL)

Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...