segunda-feira, 12 de agosto de 2013

LAJEDO GANHA 1º LUGAR - PRÊMIO A3P

5ª edição está com as inscrições abertas até 15 de setembro


Descarte adequado da manipueira: produto altamente tóxico


A iniciativa do governo de Pernambuco e da prefeitura municipal de Lajedo em criar uma Unidade Experimental de Valorização Energética da Manipueira foi uma das vencedoras do Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade (Prêmio A3P) do ano passado. O projeto permite descartar adequadamente a manipueira (resíduo com elevada carga orgânica e efeito tóxico, obtida a partir do processamento da mandioca para a fabricação de farinha e fécula), além de explorar seu potencial energético.

O secretário-executivo de Energia da Secretária de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco, Eduardo Azevedo, afirma que o projeto, iniciado em 2010, continua em funcionamento e passará por uma ampliação. “Está prevista a fase dois que permitirá o processamento de 85% da manipueira do estado”, destaca. Projetos como este, que promovem benefícios ambientais, econômicos e sociais, têm espaço na quinta edição do Prêmio A3P, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Os órgãos e entidades públicas podem se inscrever até 15 de setembro. O objetivo do prêmio é divulgar as melhores iniciativas dos órgãos do setor público que promovem a sustentabilidade ambiental. Foram premiadas, em 2012, 12 iniciativas, além de quatro menções honrosas. Os participantes podem concorrer em quatro categorias: 

Gestão de Resíduos, 
Uso ou Manejo Sustentável de Recursos Naturais, 
Inovação na Gestão Pública 
Destaque da Rede A3P. 

PARTICIPAÇÃO 

Para participar, as instituições precisam possuir o termo de adesão vigente da A3P ou estarem inseridas da Rede A3P, canal de comunicação que promove o compartilhamento de experiências. Neste caso, os candidatos só podem concorrer na quarta categoria - Destaque da Rede A3P. 

Em 2009 foi realizada a primeira edição do prêmio, com 23 instituições públicas e 41 projetos inscritos. Já a segunda edição ocorreu em 2010, contabilizando 21 instituições e 33 projetos cadastrados. Na terceira edição, 26 instituições e 39 projetos foram inscritos. Na quarta edição, 74 projetos - número recorde. 

Conheça aqui os premiados na última edição.

A premiação busca encorajar e recompensar as instituições que possuem compromisso com a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa do MMA que visa estimular ações sustentáveis no cotidiano das instituições públicas. 

Os eixos temáticos do programa são: 

Gestão adequada dos resíduos; 
Licitação sustentável; 
Qualidade de vida no ambiente de trabalho;
Sensibilização e capacitação dos servidores; 
Uso racional dos recursos.

As instituições devem apresentar resultados concretos qualitativos ou quantitativos de que executam as ações da categoria escolhida. Serão feitas vistorias para verificação.

Para se inscrever, é necessário preencher uma ficha de inscrição e um relatório da iniciativa no site do Prêmio (veja aqui). Receberão certificados e troféus os três primeiros colocados de cada categoria.

Texto: Ministério do Meio Ambiente


Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...